A atualização de conteúdo útil do Google já está sendo lançada

A atualização começou em 25 de agosto e foi concluída 15 dias depois, em 9 de setembro.

O Google confirmou que a atualização de conteúdo útil terminou de ser lançada. A atualização levou 15 dias para ser lançada, começando em 25 de agosto de 2022 e terminando em 9 de setembro de 2022. O Google publicou que foi concluída hoje, 9 de setembro.

Como lembrete, a atualização de conteúdo útil do Google é um sinal para todo o site. Ele tem como alvo sites que têm uma quantidade relativamente alta de conteúdo insatisfatório ou inútil, onde o conteúdo é escrito primeiro para os mecanismos de pesquisa.

Resumindo, você escreveu aquele conteúdo para ranquear no Google ou você o escreveu para ajudar os usuários?

O que fazer se você for atingido. O Google forneceu uma lista de perguntas que você pode fazer sobre seu conteúdo. Leia essas perguntas conforme  postamos aqui e, de maneira imparcial, pergunte a si mesmo se seu conteúdo está sincronizado com esta atualização.

Observe que, se você foi atingido por esta atualização, pode levar vários meses para se recuperar, se você fizer tudo certo e fizer alterações em seu conteúdo ao longo do tempo.

Mais sobre a atualização de conteúdo útil. A nova atualização de conteúdo útil visa especificamente “conteúdo que parece ter sido criado principalmente para classificar bem nos mecanismos de pesquisa, em vez de ajudar ou informar as pessoas”, disse o Google. Esta atualização visa ajudar os pesquisadores a encontrar “conteúdo de alta qualidade”.

O Google quer recompensar conteúdo melhor e mais útil que foi escrito para humanos e para ajudar os usuários.

O conteúdo escrito com o objetivo de classificação nos mecanismos de pesquisa, talvez chamado de primeiro conteúdo do mecanismo de pesquisa, tem sido um tópico que está surgindo cada vez mais nas mídias sociais e em outras áreas. Em suma, os pesquisadores estão ficando frustrados com o desembarque em páginas da Web que não os ajudam, mas têm uma boa classificação na pesquisa porque foram projetadas para classificar bem.

Esse algoritmo visa rebaixar esses tipos de sites enquanto promove sites mais úteis, projetados para humanos, acima dos mecanismos de pesquisa.

O Google disse que este é um “esforço contínuo para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e facilitar a localização de conteúdo que pareça autêntico e útil na Pesquisa”. Isso segmenta o conteúdo escrito para mecanismos de pesquisa em vez de conteúdo humano.

Impacto. Esta atualização não pareceu tremendamente difundida, mas o Google disse que era uma grande atualização , mas não causou um grande abalo. Não vimos volatilidade generalizada até esta manhã , e é difícil dizer se essas flutuações estavam relacionadas a esta atualização ou não.

O Google discutiu a atualização de conteúdo útil apenas alguns dias antes de lançá-la, o que dificilmente era tempo suficiente para resolver possíveis problemas de conteúdo em todo o site. No geral,  os SEOs não estavam muito preocupados com a atualização de conteúdo útil .

Por que nos importamos. Se você notar alguma alteração de classificação e visibilidade na pesquisa do Google nas últimas duas semanas, especialmente se forem grandes alterações, provavelmente poderá atribuí-la a essa atualização. Leia os conselhos do Google, faça as alterações necessárias e espere uma recuperação nos próximos meses.

Esperamos que todos tenham se beneficiado com esta atualização e, se não, esperamos que se recuperem rapidamente.

Por Paulo Paolucci
Divulga mais Brasil