5 desafios do Instagram que os profissionais de marketing estão enfrentando

Divulga Mais Brasil

A plataforma que está evoluindo – o público também está. Agora cabe aos profissionais de marketing evoluir sua estratégia do Instagram para se alinhar melhor com as preferências, comportamentos e hábitos do público em 2022.

n blog da Divulga Mais Brasil vamos cobrir cinco dos principais desafios que os profissionais de marketing estão enfrentando no Instagram e as melhores estratégias para resolvê-los.

1. Não saber quais hashtags usar – e quantas.
Quando se trata do número de hashtags que você inclui seu post, uma coisa é clara – quanto mais melhor. O relatório conclui que usar muitas hashtags não parece prejudicar o desempenho pós-post. Mas uma palavra de cautela aqui — sempre mantenha suas hashtags relevantes para o seu nicho. Caso contrário, você pode alcançar o público errado em um esforço para aumentar o engajamento.

2. Garantir orçamento para marketing de influenciadores.
Embora pareça uma prática recomendada para parcerias com influenciadores com toneladas de seguidores, o relatório de engajamento do Instagram diz que seus esforços valem mais a pena se você fizer parcerias com influenciadores que podem ter menos seguidores, mas uma comunidade mais engajada (conhecida como micro influenciadores). Outros estudos ainda descobriram que quanto menos seguidores um influenciador tem, melhores são suas taxas de engajamento.

Micro influenciadores fornecem públicos menores e altamente engajados sem o preço alto de uma celebridade convencional — tornando esse tipo de marketing mais acessível a uma variedade de marcas.

3. Postagem nos momentos certos.

  • Conteúdo postado entre 18:00 e 9 PM geram mais engajamento
  • Manhãs das 5:00 às 12:00 oferecem a menor taxa de engajamento
  • De segunda a sexta-feira, a taxa de engajamento permanece quase a mesma, mas o fim de semana mantém uma ligeira vantagem.

Embora essas estatísticas dêem uma imagem geral de quando postar — isso não significa que esses tempos funcionarão para você ou para o seu público. É importante explorar onde seu público está localizado e quando eles estão mais ativos.

Você também deve considerar se seu conteúdo se presta a uma determinada hora do dia. Por exemplo, uma padaria pode preferir postar pela manhã ou durante a queda do trabalho à tarde.

Não há duas audiências iguais. Em última análise, você deve testar dias e horários diferentes e ver quais postagens executam melhor com seu público único.

4. Escrever legendas convincentes.

O primeiro erro que você pode cometer é pular a legenda completamente. De acordo com o relatório, incluir uma legenda dá-lhe um aumento significativo no engajamento, de pouco menos de 4% para mais de 6%.
Quando chega a hora de escrever uma legenda, a “regra” mais importante é liderar com a voz da sua marca. Se você precisa criar um, comece observando alguns adjetivos que descrevem sua marca e use-os para criar legendas relevantes.

5. Saber o conteúdo que seu público quer.

Se você está no Instagram, você pode assumir que as imagens são o tipo de conteúdo mais envolvente na plataforma.
A tendência é clara — o grande marketing em 2022 deve ir além das fotos. Comece olhando para sua estratégia atual e identificando oportunidades de incorporar carrosséis e brincar com formatos de vídeo como Histórias.